WRC

Sébastien Ogier impõe-se na super-especial

O piloto francês do Toyota GR Yaris Rally1 é o primeiro líder do Rali do Japão, 13.ª e última prova do Campeonato do Mundo, depois de ser o mais rápido na super-especial da prova nipónica.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

Apesar de ter trocado de navegador, com o francês Vincent Landais a ocupar o lugar do compatriota Benjamin Veillas, o francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1), vencedor da última edição da prova, no já distante ano de 2010, foi o mais rápido nos 2,75 km da super-especial que abriu o FORUM8 Rally Japan, derradeira prova do WRC (Campeonato do Mundo de Ralis).

Sobre a estreia do navegador francês Vincent Landais, Sébastien Ogier disse que o novo parceiro «está a fazer um bom trabalho». «Foi uma boa especial esta noite, mas amanhã (sexta-feira) é quando as coisas se tornam sérias», sublinhou o antigo campeão do mundo.

Curiosamente, também o segundo classificado, o inglês Craig Breen (Ford Puma Rally1), batido pela diferença mínima, trocou de navegador com o inglês James Fulton a substituir o irlandês Paul Nagle que, em Espanha, colocou ponto final na sua carreira desportiva.

Ogier concluiu os 2,75 quilómetros da especial desenhada em Kuragaike Park com o tempo de 2m07s, a um décimo de segundo de Craig Breen. O estónio Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1) é terceiro, a 0,2 segundos, nesta última prova que faz pela marca coreana.

O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota GR Yaris Rally1), já campeão, foi quinto nesta primeira especial, a 0,6 segundos de Sébastien Ogier. A especial acabou cancelada depois de um acidente sofrido pelo japonês Toshiro Arai (Citroën C3 Rally2). Tanto o piloto como o navegador, Naoya Tanaka, foram transportados ao hospital para exames complementares.

A escassa extensão da super-especial não permitiu diferenças significativas, com os cinco primeiros a caberem em menos de um segundo e os dois primeiros dos WRC2, os finlandeses Emil Lindholm (Skoda Fabia Rally2 Evo) e Sami Pajari (Skoda Fabia Rally2 Evo) a fazerem o mesmo tempo e a fecharem o lote dos 10 primeiros.

O segundo dia da prova nipónica vai levar os pilotos a cumprirem uma dupla passagem por três provas de classificação, duas delas com mais de 20 km e as mais extensas da prova, o que vai provocar mexidas na classificação.

Classificação, após uma especial – 1.º Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), 2’07,0”; 2.º, Craig Breen/James Fulton (Ford Puma Rally1), a 0,1”; 3.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Rally1), a 0,2”; 4.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundia i02 N Rally1), a 0,3”; 5.º, Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 0,6; 6.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 1,2”; 7.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 1,9”; 8.º, Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1), a 2,2”; 9.º, Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally1), a 3,1”; 10.º, Emil Lindholm/Reeta Hamalainen (Skoda Fabia Rally2 Evo) e Sami Pajari/Enni Malkonen (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 4,0”. Estão classificadas mais 26 equipas.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *